Perguntinha de Sexta!

13 de maio de 2011

Bem gente... Acho que todo tá cansado de sabe que o blogger ficou um tempinho fora do ar, né? Por isso as postagens estão todas atrasadas e comigo não é diferente. Estou estreando hoje um novo quadro de post que tentarei manter daqui pra frente. É a perguntinha de sexta! Nome clichê, não é?Bem.. Qualquer coisa eu mudo mais pra frente. Eu reuni algumas pessoas que mantém blogs e alguns autores pra responder uma pergunta. A idéia geral é conhecer um pouco sobre a opinião dessas pessoas. Então não vamos mais perder tempo com conversas e vamos conhecer a perguntinha de sexta! 




“HOJE EM DIA MAIS E MAIS AUTORES E EDITORAS ADEREM AOS BLOGS LITERÁRIOS PARA FAZER DIVULGAÇÃO DE SEUS TRABALHOS, SEJA ATRAVÉS DE SORTEIOS OU DE RESENHAS. NA SUA OPINIÃO O BLOG LITERÁRIO JÁ PODE SER CONSIDERADO PAPEL FUNDAMENTAL PARA A DIVULGAÇÃO DE UM LIVRO?"

Nanie Dias – Blog Nanie’s World
Acho que fundamental é muito forte. Não acho que os blogs sejam fundamentais para divulgar um livro, afinal de contas, a divulgação pode ser feita de outras formas (até mais efetivas do que os blogs). Entretanto, eu considero que os blogs têm um papel de destaque na divulgação de livros, principalmente de livros nacionais - que são desconhecidos do público em geral. Através das resenhas dos blogs, os leitores conhecem o livro e seu enredo e ainda tem uma idéia do que irão achar do livro - através da análise crítica do resenhista. Assim, um livro que passaria despercebido na livraria, pode se tornar um objeto de desejo. Finalizando, eu considero os blogs muito importantes na divulgação - uma vez que despertam o interesse de leitores!



Marcelo Paschoalin – Blog Letra Impressa:
Um blog literário não é fundamental, mas é uma mídia que também deve ser explorada. Um autor precisa estar ligado a seus leitores, mostrando-se apto para discutir, trocar idéias, conversar... E isso envolve todas as mídias sociais onde ele possa estar presente.

Douglas Eralldo: Blog Listas Literárias e Autor de Morgan: o Único:


Curiosamente conheço bem os dois lados, sendo que com o Listas Literárias há mais de um ano na internet, e agora lançando meu 1º Livro, Morgan: O Único. E justamente por passa nestes dois mundos que digo que blogs hoje exercem sim muita influência, e são ótimos meios para divulgar seu trabalho, e obviamente como em todos os setores, há sempre que pesquisar bem qual blog tem mais a cara do livro, pois as vezes a repercussão tanto pode ser positiva, quanto negativa. Ou seja, toda ação bem planejada, gera bons frutos, e hoje os blogs são indispensáveis a autores, principalmente estreantes.

Vincent Law – Blog Mundo das Promos / Mundo da Literatura e Autor de Mundo de Avalon: O caminho da gnose
Sim, os Blogs literários é uma ótima "ponte" para qualquer autor que vem divulgando arduamente o seu livro. Sabemos que a maioria dos blogueiros referente à literatura tem o objetivo de celebrar o amor pela literatura e informar os leitores dos grandes (e não tão grande), livros que eles serão preparados para a sua próxima visita à livraria. Serve também como um point para ajudar os leitores que se perdem na literatura. Claro, a resposta que dou é que esses blogueiros constroem “pontes” para que o autor esteja sempre evoluindo, embora também ajude a ser reconhecido ainda mais de ambas as partes. Cada blog literário sempre tem que dar opinião honesta de cada livro, para que assim forneça um produto de qualidade para os seus leitores (não podemos dizer que o maior valor seja apenas o n° de seguidores do mesmo).
Você provavelmente está fazendo algo diferente, você está no mercado como uma rede para divulgar os trabalhos desses autores. Se você está blogando, você realmente está vendendo a si mesmo. Você não está apenas para contar histórias. Você está vendendo a história. Cada um deve se honestos e verdadeiros e chega a ponto que faz o leitor sentir mais confortável com o dono do blog. Eu acho que realmente ajuda ambas as partes. Quando o blogueiro tem uma boa escrita sobre a página que fala sobre quem são e porque estão fazendo isso, realmente ajuda a manter contato com a pessoa, com o púbico alvo - e às vezes, nem o público específico.
 Não é necessário ser nenhum profissional em qualquer área da escrita e isso é realmente um blog pessoal, não um meio de comunicação profissional, portanto deve-se ter uma política de divulgação do blog, para que demonstre a confiança para os autores, pois sou um deles, de entrar lá em “Sobre Nós”, pois isto me oferece confiança ao dono do blog.



Lilian Brito – Blog Doce Insensatez
Sim, hoje os blogs literários têm uma grande importância na divulgação de livros, autores e editores. Através das parcerias, podemos conhecer um pouco mais sobre a obra de um autor/editora fazendo resenhas e divulgando assim para um nº infinito de pessoas. E o blog não precisa ser grande ou famoso para que isso ocorra, já que uma boa divulgação se deve à qualidade das resenhas apresentadas no blog.

Fernanda Meireles
Sim, acho que os Blogs podem ser um grande aliado tanto das editoras quanto dos autores independentes. Porém não basta apenas falar sobre livros. Tem de haver compromisso, uma política de resenha que honre a palavra "parceria" e a conscientização de que por mais que a pessoa se baseie no lema "falar somente a verdade", o fato é que nem sempre somos o dono dela.

Marta Safaneta - Blog As palavras fugiram
Na minha opinião, ainda não se tornou fundamental, mas está bem perto disso. Acho que as parcerias com blogs são uma grande ajuda para autores e editoras, uma espécie de marketing em larga escala, pois na internet não existem 'barreiras', e claro, grande parte do público-alvo acessa a internet. Acho que as resenhas de blogs literários, por serem talvez mais pessoais, cativam mais que uma matéria oficial em jornal ou revista, que são, na sua grande maioria, totalmente impessoais. Então, na verdade, cada autor/editora é que tem de avaliar a necessidade dessa divulgação, e pelo que parece ambos a acham fundamental.

Amanda Cristina – Blog Primeiro Livro
Sim. Pois a cada dia o número de pessoas "online" aumenta e isso, contribui muito para os escritores que querem lançar seus livros. Além da internet ser um meio interativo (onde atualmente, leitores podem baixar seus livros para lerem pelo computador - o que em minha opinião retira o prazer de folhear um livro) é uma ótima forma de divulgação. Eu mesma, divulgo estes novos escritores brasileiros  (pois muitos deles, tem sim, um grande potencial para ganhar mais leitores para seus livros), por meio do meu blog (www.primeiro-livro.com) e vejo que o interesse por parte dos jovens também é maior. A juventude de hoje, está se voltando novamente aos livros. E acho que isso ótimo, pois podemos misturar o que eles mais gostam: Internet e Livros!

Danilo Barbosa – Blog Literatura de Cabeça e Autor de Arma de Vingança
O universo virtual, cada vez mais acessado pela população, é um item fundamental, mas não dispensável. O brasileiro ainda não sabe o poder que o blogueiro tem como formador de e isso pode ser, ocasionalmente, uma ferramenta mais usada de Marketing. Qualquer propaganda se for feita de forma bem feita, rende bons resultados. Se uma editora fizer um trabalho diferenciado com sua obra,, desde layout da capa até hotsite, ela já chama a atenção. O que não podemos deixar é este tipo de divulgação se tornar massacrante.
Os leitores da Blogosfera que vão lapidar isso com o tempo, decidindo o que é melhor ou pior neste universo. Acho que com o tempo isso se lapida. A grande ajuda dos blogs é mais voltada para a literatura nacional, que com seus autores independentes cheios de vontade, tem pouco espaço nas divulgações, diante dos filões dos Best Sellers, que ainda são, infelizmente, os preferidos do grande publico.


-->Agradeço a todos que se dispuseram a responder esta simples perguntinha e espero que todos tenham gostados e estejam animados para responder as próximas... Um grande abraço a todos


Comentários 2 Comentários:

Lilian Britto disse...

Olá! Eu é que agradeço por ter me convidado a participar do seu post ^^

Beom final de semana =*

@morenalilica

13 de maio de 2011 18:50
Vincent Law disse...

É, parece que os blogueiros, pelas opiniões das pessoas desta matéria, ajudam muito, e é simplesmente inadmissível pensar que eles não apóiam em nada.

Parabéns pelo movimento, João.

14 de maio de 2011 08:43

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

J. Henrique © Copyright 2010

©