Entrevista Alfer Medeiros

5 de julho de 2011

Hey galera! Hoje eu venho trazer mais uma entrevista para o blog. Dessa vez com o autor de Fúria Lupina e Livraria Limítrofe ALFER MEDEIROS. Está na minha lista uma resenha de Fúria Lupina para o quanto antes, mas enquanto não rola a resenha que tal conhecer um pouquinho mais sobre esta incrível autor da nossa Literatura Fantástica Nacional.


Vamos lá!



J. Henrique - Para iniciar gostaria de agradecê-lo por aceitar responder esta pequena entrevista para o blog “Escritor J. Henrique”. Pra quem ainda não o conhece, quem é Alfer Medeiros?

Alfer Medeiros - Sou analista de sistemas, pai de família, uma pessoa comum. Adotei a escrita como um hobby prazeroso e desafiador, e até agora estou gostando muito da experiência.

J. Henrique - Você é visto por muitos como dos lobisomens, certo? De onde veio todo esse fascínio?

Alfer Medeiros - Desde a infância tenho contato com essas criaturas fantásticas, através de filmes clássicos do gênero e quadrinhos (nos anos 80, o lobisomem era bem popular nesses tipos de mídia). Histórias de avistamentos e causos com tais seres sempre as mantiveram na minha mente. Chegou então um momento no qual decidi colocar no papel a minha versão das lendas, não para revolucionar esse segmento, apenas pelo prazer de fazê-lo. Foi então que surgiu Fúria Lupina.

J. Henrique - E no mundo literário, quais foram as suas maiores influencias na decisão de seguir o caminho das letras?

Alfer Medeiros - Comecei a apreciar a leitura de verdade através de Julio Verne e Agatha Christie, essa dupla sempre me vem à mente quando tenho memórias literárias da infância. Na adolescência, caí de cabeça no mundo das histórias em quadrinhos, onde passei a admirar George Pérez, Chris Claremont, Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman. Ao chegar à fase adulta, abri a mente para qualquer texto que despertasse o meu interesse, independente do gênero. Na escrita de horror, Edgar Allan Poe e Peter Straub exerceram maior influência sobre mim.

J. Henrique - E no futuro já existe algum novo projeto em pauta?

Alfer Medeiros - Sim, já existe muita coisa enfileirada, só esperando a vez para vir ao mundo. Logo, logo será lançado "Livraria Limítrofe" (http://livrarialimitrofe.blogspot.com), projeto que é uma brincadeira com diversas referências literárias. Esse livro sai no Fantasticon deste ano, em Agosto. Em Outubro sai "Green Death - Ecoterrorismo Licantrópico", um ebook coletivo gratuito. Depois disso, programados para 2012, tenho o "Fúria Lupina América Central" (http://furialupina.blogspot.com - com mais lobisomens sanguinários fazendo tremer o submundo do crime) e "Dio Scott e os Vinis Viajantes", uma mistura de literatura Fantástica e rock'n'roll.
Fora isso, há outras ideias de projetos que precisam amadurecer um pouco mais (contos, histórias em quadrinhos), e espero ter fôlego para colocar tudo isso em andamento. Ideias não faltam, o grande problema é o tempo livre necessário para colocar tudo em prática.

J. Henrique - Quais foram as suas principais ideias para escrever a Livraria Limítrofe? E dentre todos os seus trabalhos, qual personagem lhe marcou mais ao escrevê-lo?

Alfer Medeiros - A composição do texto da Livraria Limítrofe foi bem simples. Eu criava um personagem comum, dessas pessoas que costumamos ver todos os dias, e o colocava no interior do estabelecimento mágico. A partir daí, brincava com inúmeras referências literárias, fazendo-as tomar forma e interagir com os personagens de carne e osso. Com esse cenário criado, pude mostrar algumas impressões a respeito da importância da literatura na vida das pessoas. Foi uma escrita tranquila e muito divertida.
A pergunta a respeito do personagem preferido é difícil de responder. Cada personagem é moldado exaustivamente até que o estereótipo inicial se torne um ser convincente, com qualidades, defeitos e uma personalidade única. Depois de muito pensar, eu arriscaria dizer que meus personagens preferidos são Caroline (do Fúria Lupina) e o Livreiro Limítrofe.

J. Henrique - Para encerrar, gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do blog?

Alfer Medeiros - Em primeiro lugar, agradeço por todo o apoio oferecido desde o início, quando meu primeiro livro era apenas uma sementinha germinando. Fico muito feliz em ver a literatura fantástica brasileira gerando bons frutos e tendo cada vez mais aceitação entre o público. Ainda há muito a melhorar, é um trabalho constante e de longo prazo, mas o segredo do sucesso é a aceitação do leitor.
Desejo boas leituras (e escritas, a quem decidir trilhar o caminho das letras) e espero ver cada vez mais pessoas participando de eventos literários. Nos veremos em alguns desses por aí.


--> Bem gente por hoje é só, mas logo mais eu volto com as novidades que tão rolando nos bastidores do blogs. Um forte abraço a todos =)

Comentários 1 Comentário:

Bernardo Stamato disse...

Muito legal saber as influências de um autor! Muito bom!

12 de julho de 2011 23:34

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

J. Henrique © Copyright 2010

©